quinta-feira, 15 de julho de 2021

"BNCC, Educação e História" - II Webinário Encontro USP-EScola

 

Participação do debate “"BNCC, Educação e História", do II Webinário Encontro USP-Escola” que é um evento da USP escola e da equipe APEP (Associação de professores de escolas públicas e escolas sem fins lucrativos) que foi um momento de troca muito especial. O debate aconteceu via zoom, mas devido a grande quantidade de inscritos aprovados eles nos direcionaram para participar da live pelo youtube.

Também tive a oportunidade de participar da "2ª Jornada digital da educação infantil", um evento promovido pela editora Moderna que conta com a participação de especialistas da 1ª infância que buscam apresentar práticas pedagógicas adequadas às necessidades das creches e escolas públicas do nosso país. Foram quatro dias de encontros formativos (entre os dias 12 e 15 de julho com a duração de 1h por dia), com momentos de troca de experiências, explorando as práticas pedagógicas. O evento foi apresentado por meio de lives via YouTube no canal Oficial da Editora Moderna. Foram quatro painéis, e cada um contou com convidadas especiais que apresentaram temas de extrema importância para a formação docente:

O painel 1 teve como tema "O PNA e seu impacto na educação infantil- O que esperar?", que contou com a participação da Sandra Puliezi (Doutora em Psicologia da Educação na PUCSP, Mestre em Psicologia da Educação na PUCSP, formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, Psicopedagoga pela Universidade Mackenzie, pesquisadora, formadora de professores e professora alfabetizadora). Ela abordou o tema de forma clara e objetiva, mostrando a importância da Política Nacional da Alfabetização (PNA) e de se ter o conhecimento aprofundado nela para poder falar com propriedade (destacando que muitas críticas feitas não são coerentes às ideias do documento) e falou também sobre a importância de entender de verdade o documento. Ela falou também do Relatório Nacional de alfabetização baseado em evidências (RENABE) que é outro documento lançado pelo governo esse ano, destacando a importância dele para a compreensão dos conceitos teóricos mais importantes da PNA.

A palestrante preparou um slide para acompanhar a fala dela. Ela seguiu explicando o porquê o documento foi criado, a importância dele, e também falou sobre o quanto os cursos de pedagogia estão defasados, falando que tudo o que se vê é filosofia e teóricos do século passado (sem desvalorizar o papel, conhecimentos e importância deles) e a importância da educação acompanhar a pesquisa (criando novas disciplinas, exemplo: Neurociência mostrando pesquisas atuais). Foi aberto um espaço para ela responder as perguntar mais relevantes a fim de sanar algumas das nossas dúvidas. Ela seguiu falando sobre a importância de ativar diferentes áreas sensoriais e o quanto essa prática traz resultados satisfatórios para o processo de aprendizagem (tornando processo significativo).

A Sandra também falou sobre alguns dos projetos e programas desenvolvidos pelas ações da própria PNA, e um deles foi a elaboração do programa "Conta pra mim" que tem contações de histórias, livrinhos, vídeos no YouTube, cantigas e uma série de materiais incríveis e ricos (de alta qualidade), tudo online e gratuito disponibilizado pelo governo.

Foi falado também sobre a importância de explorar a PNA e de buscar equalizar e dar chances para o futuro das crianças (proporcionando o conhecimento alfabético, consciência fonológica, escrita, memória fonológica e a nomeação automática rápida através de exercícios) e de aproveitar o auge das sinapses que acontecem na infância.

Ela finalizou a live respondendo a pergunta tema do painel, destacando o que ela espera, nas palavras dela: “-Que os professores comecem a olhar para a PNA com carinho, enxergando a importância dela”. E deixou para nossa reflexão uma frase que o documento trás:

“Não se trata de alfabetizar na educação infantil, mas de proporcionar condições mínimas para que a alfabetização possa ocorrer com êxito no primeiro ano do ensino fundamental” (p.31). 

O painel 2 tratou de "Jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da Literacia e Numeracia", apresentado pela Sandra Puliezi e pela Luzia Faraco (Licenciada em matemática pelo faculdade de filosofia, Ciências e letras de Moema/SP, com especialização lato sensu em psicopedagogia pelo centro universitário Nove de Julho/SP, autora e orientadora de artigos científicos de psicopedagogia, e docente em cursos de especialização lato sensu em psicopedagogia). Foi feita uma pergunta enganadora pela Juliana Vasconcelos (responsável em fazer a apresentação e mediação) para que se iniciasse o bate papo, e essa pergunta foi "O que falar como educadores aos pais que acreditam que crianças pequenas que brincam na escola não estão estudando/ aprendendo?". As convidadas responderam com muita precisão, mostrando que o brincar está relacionado ao processo de aprendizagem.

Elas apresentaram diversos jogos e brincadeiras que podem ser feitos na sala de aula brincando, se divertindo, aprendendo de forma significativa e despertando a criatividade das crianças. A professora Sandra falou sobre a importância da educação infantil como etapa preparatória para a futura Alfabetização, apresentando diversos documentos mostrando que para que a Alfabetização aconteça de forma eficaz não podemos nos apoiar apenas em práticas tradicionais, e sim ter baseamento e aporte teórico. Em um segundo momento a professora Luzia que falou um pouco da neurociência e o brincar, mostrando a importância do "significado" no processo de aprendizagem e a importância dos conteúdos sempre estarem ligados à realidade da criança, para que ela tenha uma base.

O painel 3 foi sobre "Aprendizagem da cidadania na pré-escola: um direito das crianças", com a presença da  Jacqueline Magalhães (Mestranda em educação pela PUC, graduada em pedagogia, coordenadora da educação infantil no colégio Arbos em Santo André, e atua em educação bilíngue e multilíngue). Que falou um pouco sobre a importância de pensar os valores de cidadania para o mundo atual.

A convidada falou do quanto a BNCC vem rompendo paradigmas e mostrando que a criança já é alguém que tem muita potência e que é um sujeito de direitos (e não de deveres), e nós (adultos) somos sujeitos com deveres e responsabilidades de garantir esses direitos. Ela também falou sobre a Importância de diversificar e planejar as formas de brincar, trazendo como exemplos: Materiais não estruturados, elementos da natureza, com crianças de diferentes idades, brinquedos estruturados em campos simbólicos etc.

A Jacqueline respondeu a pergunta tema do nosso encontro apoiada no campo "O eu, o outro e o nós" da BNCC, mostrando que nós educadores precisamos promover a participação (atuação) dos alunos nas escolhas do cotidiano, exe.: Organização da rotina diária, combinados, assembleia de classe etc.(buscando realizar as tomadas de decisões de forma democrática, mostrando para as crianças que temos deveres e responsabilidades no nosso dia a dia, e que precisamos refletir sobre as coisas para poder tomar algumas decisões, e partindo disso mediar às situações para que eles aprendam a resolver problemas), para assim garantir o direito à cidadania na escola da primeira infância.

E para fechar com chave de ouro o painel 4 tratou dos "Espaços para interagir e brincar na creche", com a Daniele Marques Vieira (Licenciada em pedagogia, mestre em história do Brasil, doutora em educação pela universidade federal do Paraná, coordenadora pedagógica na educação infantil, docente em cursos de formação de professores, consultora e acessória pedagógica da educação infantil), Maria Carmen Silveira Barbosa (doutora em educação, professora titular da faculdade de educação e editora de revistas destinadas a profissionais e estudantes da área da educação infantil) e a Larissa Kovalski Kautzmann (licenciada em pedagogia, mestre em educação, consultora e acessória pedagógica da educação infantil).

 A Juliana Vasconcelos (que faz parte da editora Moderna) foi a responsável em fazer a mediação, e ela iniciou a palestra com a pergunta: "A brincadeira para as crianças pequenas é também um aprendizado'?", E deu um espaço para que cada uma das convidadas pudessem expressar seus pontos de vista. O principal objetivo da live foi mostrar que as s brincadeiras e interações são fundamentais para o desenvolvimento das crianças e para que elas tenham aprendizagens importantes nessa faixa etária, e, além disso, mostrar a importância da estruturação e preparação desse espaço (escola).




                                                                                  Ingryd Sodré, bolsista Capes Pibid

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