Participação do debate “"BNCC, Educação e História", do II Webinário Encontro USP-Escola” que é um evento da USP escola e da equipe APEP (Associação de professores de escolas públicas e escolas sem fins lucrativos) que foi um momento de troca muito especial. O debate aconteceu via zoom, mas devido a grande quantidade de inscritos aprovados eles nos direcionaram para participar da live pelo youtube.
Também tive a
oportunidade de participar da "2ª Jornada digital da educação
infantil", um evento promovido pela editora Moderna que conta com a
participação de especialistas da 1ª infância que buscam apresentar práticas
pedagógicas adequadas às necessidades das creches e escolas públicas do nosso
país. Foram quatro dias de encontros formativos (entre os dias 12 e 15 de julho
com a duração de 1h por dia), com momentos de troca de experiências, explorando
as práticas pedagógicas. O evento foi apresentado por meio de lives via YouTube
no canal Oficial da Editora Moderna. Foram quatro painéis, e cada um contou com
convidadas especiais que apresentaram temas de extrema importância para a
formação docente:
O painel 1 teve como
tema "O PNA e seu impacto na educação infantil- O que esperar?", que
contou com a participação da Sandra Puliezi (Doutora em Psicologia da Educação
na PUCSP, Mestre em Psicologia da Educação na PUCSP, formada em Pedagogia pela
Universidade de São Paulo, Psicopedagoga pela Universidade Mackenzie,
pesquisadora, formadora de professores e professora alfabetizadora). Ela
abordou o tema de forma clara e objetiva, mostrando a importância da Política
Nacional da Alfabetização (PNA) e de se ter o conhecimento aprofundado nela
para poder falar com propriedade (destacando que muitas críticas feitas não são
coerentes às ideias do documento) e falou também sobre a importância de
entender de verdade o documento. Ela falou também do Relatório Nacional de
alfabetização baseado em evidências (RENABE) que é outro documento lançado pelo
governo esse ano, destacando a importância dele para a compreensão dos
conceitos teóricos mais importantes da PNA.
A palestrante
preparou um slide para acompanhar a fala dela. Ela seguiu explicando o porquê o
documento foi criado, a importância dele, e também falou sobre o quanto os
cursos de pedagogia estão defasados, falando que tudo o que se vê é filosofia e
teóricos do século passado (sem desvalorizar o papel, conhecimentos e
importância deles) e a importância da educação acompanhar a pesquisa (criando
novas disciplinas, exemplo: Neurociência mostrando pesquisas atuais). Foi
aberto um espaço para ela responder as perguntar mais relevantes a fim de sanar
algumas das nossas dúvidas. Ela seguiu falando sobre a importância de ativar
diferentes áreas sensoriais e o quanto essa prática traz resultados
satisfatórios para o processo de aprendizagem (tornando processo significativo).
A Sandra também falou
sobre alguns dos projetos e programas desenvolvidos pelas ações da própria PNA,
e um deles foi a elaboração do programa "Conta pra mim" que tem
contações de histórias, livrinhos, vídeos no YouTube, cantigas e uma série de
materiais incríveis e ricos (de alta qualidade), tudo online e gratuito
disponibilizado pelo governo.
Foi falado também
sobre a importância de explorar a PNA e de buscar equalizar e dar chances para
o futuro das crianças (proporcionando o conhecimento alfabético, consciência
fonológica, escrita, memória fonológica e a nomeação automática rápida através
de exercícios) e de aproveitar o auge das sinapses que acontecem na infância.
Ela finalizou a live
respondendo a pergunta tema do painel, destacando o que ela espera, nas
palavras dela: “-Que os professores comecem a olhar para a PNA com carinho,
enxergando a importância dela”. E deixou para nossa reflexão uma frase que o
documento trás:
“Não se trata de
alfabetizar na educação infantil, mas de proporcionar condições mínimas para
que a alfabetização possa ocorrer com êxito no primeiro ano do ensino
fundamental” (p.31).
O painel 2 tratou de
"Jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da Literacia e
Numeracia", apresentado pela Sandra Puliezi e pela Luzia Faraco
(Licenciada em matemática pelo faculdade de filosofia, Ciências e letras de
Moema/SP, com especialização lato sensu em psicopedagogia pelo centro
universitário Nove de Julho/SP, autora e orientadora de artigos científicos de
psicopedagogia, e docente em cursos de especialização lato sensu em
psicopedagogia). Foi feita uma pergunta enganadora pela Juliana Vasconcelos
(responsável em fazer a apresentação e mediação) para que se iniciasse o bate
papo, e essa pergunta foi "O que falar como educadores aos pais que
acreditam que crianças pequenas que brincam na escola não estão estudando/
aprendendo?". As convidadas responderam com muita precisão, mostrando que
o brincar está relacionado ao processo de aprendizagem.
Elas apresentaram
diversos jogos e brincadeiras que podem ser feitos na sala de aula brincando,
se divertindo, aprendendo de forma significativa e despertando a criatividade
das crianças. A professora Sandra falou sobre a importância da educação
infantil como etapa preparatória para a futura Alfabetização, apresentando
diversos documentos mostrando que para que a Alfabetização aconteça de forma
eficaz não podemos nos apoiar apenas em práticas tradicionais, e sim ter
baseamento e aporte teórico. Em um segundo momento a professora Luzia que falou
um pouco da neurociência e o brincar, mostrando a importância do
"significado" no processo de aprendizagem e a importância dos
conteúdos sempre estarem ligados à realidade da criança, para que ela tenha uma
base.
O painel 3 foi sobre
"Aprendizagem da cidadania na pré-escola: um direito das crianças",
com a presença da Jacqueline Magalhães
(Mestranda em educação pela PUC, graduada em pedagogia, coordenadora da
educação infantil no colégio Arbos em Santo André, e atua em educação bilíngue
e multilíngue). Que falou um pouco sobre a importância de pensar os valores de
cidadania para o mundo atual.
A convidada falou do
quanto a BNCC vem rompendo paradigmas e mostrando que a criança já é alguém que
tem muita potência e que é um sujeito de direitos (e não de deveres), e nós
(adultos) somos sujeitos com deveres e responsabilidades de garantir esses
direitos. Ela também falou sobre a Importância de diversificar e planejar as
formas de brincar, trazendo como exemplos: Materiais não estruturados,
elementos da natureza, com crianças de diferentes idades, brinquedos
estruturados em campos simbólicos etc.
A Jacqueline
respondeu a pergunta tema do nosso encontro apoiada no campo "O eu, o
outro e o nós" da BNCC, mostrando que nós educadores precisamos promover a
participação (atuação) dos alunos nas escolhas do cotidiano, exe.: Organização
da rotina diária, combinados, assembleia de classe etc.(buscando realizar as
tomadas de decisões de forma democrática, mostrando para as crianças que temos
deveres e responsabilidades no nosso dia a dia, e que precisamos refletir sobre
as coisas para poder tomar algumas decisões, e partindo disso mediar às
situações para que eles aprendam a resolver problemas), para assim garantir o
direito à cidadania na escola da primeira infância.
E para fechar com
chave de ouro o painel 4 tratou dos "Espaços para interagir e brincar na
creche", com a Daniele Marques Vieira (Licenciada em pedagogia, mestre em
história do Brasil, doutora em educação pela universidade federal do Paraná,
coordenadora pedagógica na educação infantil, docente em cursos de formação de
professores, consultora e acessória pedagógica da educação infantil), Maria
Carmen Silveira Barbosa (doutora em educação, professora titular da faculdade
de educação e editora de revistas destinadas a profissionais e estudantes da
área da educação infantil) e a Larissa Kovalski Kautzmann (licenciada em
pedagogia, mestre em educação, consultora e acessória pedagógica da educação
infantil).
A Juliana Vasconcelos (que faz parte da
editora Moderna) foi a responsável em fazer a mediação, e ela iniciou a
palestra com a pergunta: "A brincadeira para as crianças pequenas é também
um aprendizado'?", E deu um espaço para que cada uma das convidadas
pudessem expressar seus pontos de vista. O principal objetivo da live foi
mostrar que as s brincadeiras e interações são fundamentais para o
desenvolvimento das crianças e para que elas tenham aprendizagens importantes
nessa faixa etária, e, além disso, mostrar a importância da estruturação e
preparação desse espaço (escola).
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