sexta-feira, 16 de julho de 2021

"Alfabetização e letramento em sala de aula" - Diário de Leitura - Fernanda Gomes Figueiredo

 

  1. Referência bibliográfica:  CASTANHEIRA, Maria Lucia; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM SALA DE AULA. Ceale – UFMG, Autêntica Editora, 2018.



O livro apresenta reflexões que surgem durante a formação docente sobre como atuar durante o processo de alfabetização dentro de uma sala de aula, após assumir a responsabilidade como professor de uma turma em período de aprendizado da alfabetização.

A alfabetização deve seguir lado a lado com o letramento apesar de serem dois processos de significados diferentes deve ter como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação ao aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada .

 Letramento é informar-se através da leitura, não apenas do que está escrita, mas quando por exemplo, uma pessoa identifica uma placa de pare, ou um sinal de proibido fumar, ou um sinal indicando silêncio, mesmo não sendo alfabetizada, isso é letramento. Estar letrado é buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, caça palavras, seguir receita de bolo, a lista de compras etc.

 Ser letrado é ler histórias com o livro nas mãos, é emocionar-se com as histórias lidas, e fazer, dos personagens, os melhores amigos. Letramento é descobrir o mundo através da leitura e da escrita é ler e compreender não apenas decodificar textos é estar vivendo no mundo do conhecimento constante é estar dentro da história quando você lê um texto, um conto, ou uma história e consegue capturar a sua essência aí você passa a fazer parte dela e isso é mágico.


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