- Referência
bibliográfica: CASTANHEIRA, Maria Lucia; MACIEL, Francisca
Izabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes. ALFABETIZAÇÃO E
LETRAMENTO EM SALA DE AULA. Ceale – UFMG, Autêntica Editora, 2018.
O
livro apresenta reflexões que surgem durante a formação docente sobre como
atuar durante o processo de alfabetização dentro de uma sala de aula, após
assumir a responsabilidade como professor de uma turma em período de
aprendizado da alfabetização.
A
alfabetização deve seguir lado a lado com o letramento apesar de serem dois
processos de significados diferentes deve ter como início da aprendizagem da
escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas
práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter
prático em relação ao aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento,
devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no
ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada .
Nenhum comentário:
Postar um comentário