A visita de campo do dia 06/08/2021 contou com a presença de 4 pibidianas (Ana Priscila, Caroliny, Cecília e Cristiane) e de 11 crianças (Thalles, Raphael, Beatriz, Ana Lorena, Maria Valentina, Kevelyn, Pedro Henrique, Alice, Amanda, Enzo e Miguel).
Nessa data iniciamos a aplicação do subprojeto nomeado “Alfabetização e letramento como ferramenta de interação comunicativa e social” e a primeira literatura escolhida foi sobre o amor. Antes de iniciar a contação de história, a Cecília fez uma breve introdução abordando o conceito de amor e de valores. Em um dos diálogos proposto pela pibidiana, ela mostrou um anel, uma cédula de dinheiro e falou sobre o amor (valores), após essa explanação ela perguntou qual desses tem o maior valor, foi bem engraçado que as crianças oralizaram Cristiane, Caroliny, Ana Priscila e Cecília Cecília falando sobre o AMOR e sobre VALORES diferentes respostas.
Aprofundando nessa temática, a professora Evelyn perguntou aos alunos: “O que você prefere ganhar? Uma joia ou o amor de alguém?” a aluna Ana Lorena respondeu rapidamente: “Uma joia!”. No geral, os alunos foram muito espontâneos e as trocas foram extremamente significativas. Dando continuidade na introdução a Cecília perguntou o que é o amor, alguns alunos responderam e as respostas foram registradas na lousa, a professora regente também ajudou na “triagem” das frases: “Amor é retribuir um favor” - aluna Alice, “Amor é quando está apaixonado” - aluno Miguel, “Amor é cuidar das pessoas” - aluna Alice, “Quando eu dou presentes, flores, chocolates e beijos” - aluno Miguel, “Ajudando os moradores de rua” – aluno Enzo e “Quando ajuda a encontrar um animal perdido” - aluna Alice. Após a escrita das frases na lousa, a professora Evelyn leu para os alunos.
Depois da escrita das frases na lousa, a Cecília anunciou para as crianças que o próximo momento seria a contação de história, então todos deveriam ficar bem quietinhos para entender a mensagem do livro. A história foi contada pela Vovó, o fantoche conduzido pela pibidiana Ana Priscila, a contação também contou com a participação da pibidiana Caroliny, que ficou responsável por auxiliar a vovó mostrando para as crianças todas as ilustrações presentes no livro. Durante todo o momento da contação a Vovó interagiu com as crianças, foi muito bacana, pois ela regia e comentava sobre as experiências das crianças.
Após a história, nós pibidianas, registramos nas folhas de sulfite uma das frases da lousa, logo após, distribuímos para que elas copiassem a frase e realizassem um desenho. A pibidiana Caroliny ficou responsável por explicar essa dinâmica para as crianças, porém todas as pibidianas passaram de mesa em mesa explicando o que era para ser feito (lendo as frases e orientando sobre os desenhos).
Depois da escrita e dos desenhos, foi o momento da dramatização, onde os alunos encenaram algumas frases que estavam descritas na lousa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário