Ana Guimarães e Cristiane falaram sobre o nível silábico com valor sonoro, iniciaram trazendo a definição do nível, isto é, o período que o aluno compreende os fonemas das palavras e consegue colocar uma letra (vogal/consoante) para cada silaba. A dupla também apresentou uma tabela sobre o ciclo da alfabetização retirada do livro Alfaletrar de Magda Soares, que auxiliava na explicação do que precisa ser desenvolvido em cada hipótese. Essa tabela mostrou que a criança no nível silábico com valor sonoro já possui o conhecimento sobre as letras e as sílabas e que o próximo passo é alcançar a consciência grafofonêmica e o conhecimento das relações fonema e grafema. Elas também reforçaram que nesse nível há a presença das letras do próprio nome na escrita, a consciência do valor sonoro nas consoantes e vogais e o conhecimento de sua forma gráfica, e por fim, a escrita é marcada por sempre apresentar a letra que possui o som mais “forte” na palavra. Para terminar, a atividade proposta pelo grupo foi um complete as palavras com materiais escolares (apontador, caderno e lápis) focado no valor da consoante.
Com base nas
pesquisas realizadas sobre o nível silábico com valor sonoro encontrei uma
atividade para agregar no desenvolvimento de hipóteses de escrita dos alunos. A
atividade é conhecida como sorveteria das silabas e a construção está em
processo. A professora Evelyn aprovou a proposta da atividade e associará com o
plano de ensino que ela está aplicando com a turma. A sorveteria das silabas
poderá ser utilizada em diversas propostas como montar palavras, fixar as
silabas e outros.
Os materiais
utilizados para elaboração da atividade foram cartolinas coloridas, cola
quente, caixa de papelão, canetinha preta, tesoura, lápis de escrever, régua,
papel contacte, palito de sorvete e E.V.A coloridos. As crianças irão construir palavras simples e as
identificarem com os picolés, e também poderão compreender cada silaba que terá
dentro da “sorveteria”. O objetivo é que o aluno
entenda as diferentes formas
silábicas e também melhore a leitura e a escrita.
O modelo inserido abaixo.
As atividades propostas pelas equipes reforçam
bastante algumas informações do livro consciência fonológica do autor Arthur Gomes de Morais. No
capitulo dois expõem uma das pesquisas realizadas com as crianças que estão no
processo de hipótese de escrita que possui semelhança com as dificuldades da
turma do primeiro ano da escola parceira. Um dos exemplos é o reforçamento de
umas das características do aluno que está no nível silábico com valor sonoro,
eles sabem o som da palavra, contam as silabas, porem ao escrever as palavras
tem algumas dificuldades.
O livro diz sobre a importância de fazer o
aluno refletir sobre a escrita e que essa dificuldade pode estar associada com
alguma falha no caminho do desenvolvimento escolar, é comum ter dificuldade na
parte da sequência alfabética nesse nível. As atividades propostas poderão
auxiliar os alunos a compreenderem melhor a forma grafema/fonema.
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