As bolsistas Fernanda e Ingryd abordaram o nível silábico sem valor sonoro. Elas iniciaram reforçando que nesse período é importante propor atividades que estimulem a criança a fazer correspondência das sílabas, aliás, mencionaram o silabário. Prosseguiram destacando que inicialmente devem ser usadas sílabas simples e que toda intervenção deve ser feita de forma intencional, ou seja, que não diga a resposta e sim que faça com que o aluno reflita. A dupla trouxe como sugestão de atividade uma nomeada “Detetive de palavras” que foi retida do livro Consciência Fonológica de Magda Soares, que tem por objetivo encontrar palavras menores dentro de palavras maiores, citaram como exemplo: SOLDADO – SOL e DADO.
Enfatizaram que essa brincadeira pode ser
trabalhada na educação infantil, porém deve ser apresentada a palavra e a
imagem, assim, facilitando o processo assimilativo. Também apresentaram uma
proposta em folha para o ensino remoto, nela continha a família silábica do B
(ba, be, bi, bo, bu), uma embaixo da outra e na frente desenhos de diferentes objetos,
e o objetivo da atividade era que a criança pintasse os objetos que iniciavam
com aquela sílaba. Por fim, citaram outras atividades como: o trabalho com
rimas e a atividade “SÍ-LA-BAS” que consiste em falar uma palavra que inicia
com a sílaba escolhida e ao mesmo tempo bater palmas contando (marcando) a
quantidade de sílabas daquela palavra.
Segue o relato das bolsistas:
A ludicidade é muito importante na criação das atividades, pois torna o processo mais prazeroso e possibilita que a criança use a própria criatividade. Isso é visível no dia a dia, quando o aluno se depara com uma atividade lúdica, o brilho nos olhos é nítido.
Acreditamos muito no poder das atividades que proporcionam novas experiências, além de tornar o processo mais prazeroso elas auxiliam na construção do conhecimento (principalmente em alunos com dificuldades). Por isso, decidimos confeccionar o “monta palavras”, que é uma atividade que trabalha com a matemática e a escrita em uma mesma proposta. Ela consiste em o aluno lançar dois dados e fazer o cálculo metal de sua soma. Por exemplo, se o lançamento dos dados caíram os números 6 e 2, a criança precisa somar o resultado 8. Partindo disso a criança terá que abrir o envelope 8, onde estará uma imagem e as letras que compõe o nome da figura. Essa atividade foi retirada de uma proposta do insta da @Clarissapereirapedagoga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário