sábado, 10 de abril de 2021

Diário de campo: PRIMEIRA VISITA À ESCOLA

 

           No dia 3 de Fevereiro, finalmente ocorreu a minha primeira visita à escola parceira. Eu, junto de mais duas bolsistas, Julia Alves e Cecília Silva, fomos muito bem acolhidas pela escola. A professora regente nos recepcionou e por onde passávamos ela nos apresentava aos demais funcionários que estavam presentes.  

            A professora nos apresentou a escola inteira, cada salinha especial, falando como funcionava cada aula. A escola funciona por sala ambiente, onde cada sala é uma matéria, então quem muda de sala são os alunos ao invés dos professores, eu acho muito legal isso, o aluno ao trocar de matéria dá uma pequena caminhada pela escola, uma respirada nos corredores, estica as pernas um pouco antes de ficar mais tempo sentado, porém por conta da pandemia, acredito que isso mudará para evitar tamanha circulação na escola.

          Uma das primeiras coisas que me chamou atenção ao caminhar pela escola, foi uma parede com os três princípios escritos, “Aprender sempre”, “Respeitar sempre” e “Cuidar sempre”. Como na semana estávamos estudando o Projeto Político Pedagógico (PPP), e a Carta de Princípios tinha sido bastante ressaltada pela professora regente na reunião anterior à visita, vê-lo na parede muito bem evidente, mostrou sua tamanha importância na escola.

           Passear pela escola foi algo incrível na qual eu estava ansiosa para fazer. Havia atividades incríveis de arte, feitas pelos alunos, espalhada pelas paredes, obras lindas e muito bem feitas, que com certeza encanta qualquer um que se depara. Achei um ambiente agradável e bem cuidado, acredito que no ano passado tenha ocorrido reformas, e por não ter tido a presença dos alunos, a escola se manteve preservada. Vimos numa salinha muitos aparelhos de projetores para serem instalados em todas as salas, porém ainda faltava um instalador, o qual prometeram mandar dentro de 100 dias, porém as aulas estão a ponto de retornarem e nada aconteceu.

                                                           Foto: Arquivo pessoal das alunas bolsistas

          Depois do tour na escola, o diretor nos preparou um computador logado para assistirmos a reunião com os professores. A pauta foi sobre o possível retorno das aulas presenciais (a partir do dia 10 ou 12); a organização da escola para a aplicação dos protocolos; separação dos alunos (grupos de 10 a 12 em cada sala); informes sobre a futura chegada do novo diretor, datas de reuniões para informar os pais ou responsáveis dos alunos e assuntos que serão resolvidos no resto da semana.


Foto: Arquivo pessoal das alunas bolsistas

            Ao estudarmos o Projeto Político Pedagógico (PPP), a “Carta de Princípios” foi o ponto mais falado e o que mais me chamou atenção. Desde o início da faculdade ouvimos sobre a importância da prática e participação, a diferença que faz no interesse da criança quando ela faz algo com suas próprias mãos, e a “Carta de Princípios” não foi diferente, a professora regente (supervisora Pibid na escola parceira) nos contou que se trata de um documento que foi feito pelos alunos, houve auxílio dos professores, mas os autores foram os alunos, ou seja, foi algo que todos participaram, todos fizeram pensando no bem de todos os envolvidos do ambiente escolar.

           Vemos como isso faz diferença pelo fato de que é algo que todos tem seguido até hoje, todos conversam logo no primeiro dia de aula, tornando o aluno não um simples cumpridor de regras, mas um autor, participante ativo, com um dever a cumprir, buscando o mesmo objetivo, o bem de todos.

                                                                                        

 Victória Moraes da Silva

Bolsista Pibid – 5º sem. Pedagogia – Unasp

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