No dia 3 de Fevereiro, finalmente
ocorreu a minha primeira visita à escola parceira. Eu, junto de mais duas
bolsistas, Julia Alves e Cecília Silva, fomos muito bem acolhidas pela escola. A
professora regente nos recepcionou e por onde passávamos ela nos apresentava
aos demais funcionários que estavam presentes.
A professora nos apresentou a
escola inteira, cada salinha especial, falando como funcionava cada aula. A
escola funciona por sala ambiente, onde cada sala é uma matéria, então quem
muda de sala são os alunos ao invés dos professores, eu acho muito legal isso,
o aluno ao trocar de matéria dá uma pequena caminhada pela escola, uma
respirada nos corredores, estica as pernas um pouco antes de ficar mais tempo
sentado, porém por conta da pandemia, acredito que isso mudará para evitar
tamanha circulação na escola.
Uma das primeiras coisas que me
chamou atenção ao caminhar pela escola, foi uma parede com os três princípios
escritos, “Aprender sempre”, “Respeitar sempre” e “Cuidar sempre”. Como na
semana estávamos estudando o Projeto Político Pedagógico (PPP), e a Carta de
Princípios tinha sido bastante ressaltada pela professora regente na reunião
anterior à visita, vê-lo na parede muito bem evidente, mostrou sua tamanha
importância na escola.
Passear pela escola foi algo
incrível na qual eu estava ansiosa para fazer. Havia atividades incríveis de
arte, feitas pelos alunos, espalhada pelas paredes, obras lindas e muito bem
feitas, que com certeza encanta qualquer um que se depara. Achei um ambiente
agradável e bem cuidado, acredito que no ano passado tenha ocorrido reformas, e
por não ter tido a presença dos alunos, a escola se manteve preservada. Vimos
numa salinha muitos aparelhos de projetores para serem instalados em todas as
salas, porém ainda faltava um instalador, o qual prometeram mandar dentro de
100 dias, porém as aulas estão a ponto de retornarem e nada aconteceu.
Ao estudarmos o Projeto Político Pedagógico (PPP), a “Carta de Princípios” foi o ponto mais falado e o que mais me chamou atenção. Desde o início da faculdade ouvimos sobre a importância da prática e participação, a diferença que faz no interesse da criança quando ela faz algo com suas próprias mãos, e a “Carta de Princípios” não foi diferente, a professora regente (supervisora Pibid na escola parceira) nos contou que se trata de um documento que foi feito pelos alunos, houve auxílio dos professores, mas os autores foram os alunos, ou seja, foi algo que todos participaram, todos fizeram pensando no bem de todos os envolvidos do ambiente escolar.
Vemos como isso faz diferença pelo
fato de que é algo que todos tem seguido até hoje, todos conversam logo no
primeiro dia de aula, tornando o aluno não um simples cumpridor de regras, mas um
autor, participante ativo, com um dever a cumprir, buscando o mesmo objetivo, o
bem de todos.
Victória Moraes da Silva
Bolsista Pibid – 5º sem.
Pedagogia – Unasp
Nenhum comentário:
Postar um comentário