Resenha do curso: “Educomunicação - inovação
na educação e na comunicação”.
A educomunicação é uma prática inovadora, que é
resultado do diálogo entre a educação e a comunicação e que têm as tecnologias
como aliadas no processo, partindo disso, o curso apresentou formas de transformar
a prática educativa nas escolas através da educomunicação. O ministrante do
curso contou como foi o primeiro contato dele com a educomunicação e falou um
pouco das experiências dele com a temática (alinhando a teoria com a própria
prática, e dando a oportunidade de os participantes também contribuirem com as
próprias experiências). O curso, dividido em três módulos, teve como exigência,
a realização de atividades importantes para garantir a aprendizagem. A
linguagem utilizada no curso foi um pouco complexa para quem não tinha muito
conhecimento em relação à temática.
Os módulos do curso foram: Módulo I – “Apresentação
do conceito (processos históricos, práticos e epistêmicos)”; Módulo II – “Legislação
e pesquisa sobre Educomunicação” e Módulo III – “Práticas Educomunicativas com
crianças, adolescentes e jovens”. O palestrante também disponibilizou o
material didático no GoogleDrive e por lá também compartilhou materiais de
apoio para melhor compreensão da temática e do poder dela ao ser colocado em
prática.
Viana mostrou que a Educomunicação é uma das
possíveis formas de explorar a comunicação e a educação, e esta área vem para
somar em outras áreas do conhecimento. Ele a apresenta como prática social, política
e questionadora do que acontece na sociedade, como um avanço para a prática e
respeitos dos direitos de comunicação que todo cidadão tem, que promove novas
práticas comunicativas através da participação de todos.
Ingryd Sodré de Souza
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
Estudante do 5o semestre de Pedagogia - Unasp-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário