quinta-feira, 15 de abril de 2021

Primeira visita da bolsista Cristiane à escola pública

 

No dia 15 de abril de 2021 houve finalmente a minha primeira visita a escola e acompanhamento da turma. Iniciamos o dia com a apresentação da professora Evelyn e os funcionários da escola, conhecemos os ambientes da escola antes da chagada dos alunos, os discentes chegaram 7;40 da manhã, seguimos os protocolos fazendo uma fila respeitando o distanciamento social, uso de máscara e passando álcool gel na mão de todos e antes de ir para a sala de aula os alunos tomaram o café da manhã. Ao total foram quatro alunos, três pibidianas (Caroliny, Cristiane e Ana Priscila) e a professora Evelyn.

 Ao chegar na sala a professora Evelyn cantou uma música de apresentação para as crianças nos conhecerem, colocou o cabeçario contendo o dia, mês e ano na lousa e cantou a música do calendário para as crianças, pediu para eles anotarem no caderno e retirarem da mochila a atividade que já havia sido impressa e distribuídas para eles. A atividade tinha como proposta a sequência numérica, realizamos e auxiliamos os alunos durante a atividade. A professora Evelyn escreveu na lousa os números de zero ao dez, pedindo para os alunos falarem os números que eles achavam que viriam na sequência, pois alguns discentes apresentaram dificuldade ao escrever ou lembrar da sequência numérica. A professora cantou uma música conhecida como o macaco comeu todas as bananas” para as crianças entenderem melhor os números e todos eles participaram,


 As crianças foram para o intervalo depois que terminaram a atividade de matemática. Na volta para a sala a professora Evelyn iniciou algumas atividades que envolvia as vogais, cantou e utilizou um material lúdico das vogais e solicitou que os alunos ao ouvirem a letra modelassem com a massinha a forma gráfica dela. Depois que os alunos moldaram todas as vogais, a docente pediu para eles modelarem com a massinha também algo que iniciasse com cada letra das vogais.

Os alunos ganharam livros contendo histórias para a faixa etária deles, programa da prefeitura de são Paulo. Os livros eram para eles levarem para casa e criarem o próprio espaço para lerem esses livros. Cada aluno ganhou um conjunto de três livros com diferentes histórias. O encerramento da aula estava próximo e a professora solicitou atividade para casa e pediu para os alunos se organizarem para ir embora, acompanhamos os alunos na saída e entrega para os responsáveis na porta da escola. O meu primeiro dia foi incrível e eu estou cada vez mais ansiosa para participar das próximas aulas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O cotidiano da volta às aulas 2022

       No dia 17 de fevereiro de 2022, a aula teve início com a contação de história do livro “Do outro lado da rua” de Cris Eich. O difere...