segunda-feira, 19 de abril de 2021

Diário de Campo - 19/04/2021 - Ingryd Sodré

 

No dia 19/04 os alunos entraram as 7h50m na escola, lancharam e se dirigiram até a sala de aula. Compareceram na aula de hoje seis alunos, entre eles: Thalles, Alice, Isabella, Maria Valentina, Miguel e Ana Lorena. As atividades de hoje foram voltadas a cultura indígena (em comemoração ao dia de índio), a professora começou fazendo a leitura da história: "A escolha do nome de Kaxi" do livro de atividades na página 14, que conta um pouco a história da cultura indígena.

Após a leitura as crianças responderam questões do livro referentes à história que foi contada, entre elas: 5-Como os indígenas registram as historias'? (A professora entregou um palito de picolé para as crianças usarem para marcar o espaço entre uma palavra e outra) R: eles registram na memória; 6- Como o Pajé Karu conta a história da escolha do nome Kaxi'? R: ele conta a história com base em suas lembranças. (Essa questão era de assinalar, e as crianças foram orientadas a grifar a parte do texto que faz referência a essa afirmação); 7-quem escolheu o nome do Kaxi'? R: O Pajé Karu Bempô; 8- ordene as cenas de acordo com a ordem que aconteceu o sonho do Karu Bempô: R: 3 2 e 1(ordem correta).

Após a realização da atividade, a professora leu o livro "Ubatã - o menino índio" escrito pela Eliana Martins e ilustrado pela Sandra (A leitura começou antes do intervalo, e foi finalizada após ele). A Ana Lorena cumpriu com um dos objetivos da BNCC: (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

Ela reconheceu através da capa do livro o que iria acontecer na história. Por fim cantamos a música das vogais (usando como material de apoio à tabela das vogais, que foi confeccionado pela bolsista Júlia) e depois brincamos do "Jogo das vogais" (que foi confeccionado pelo nosso grupo). As crianças amaram o jogo e se divertiram bastante!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O cotidiano da volta às aulas 2022

       No dia 17 de fevereiro de 2022, a aula teve início com a contação de história do livro “Do outro lado da rua” de Cris Eich. O difere...