No
dia 19/04 os alunos entraram as 7h50m na escola, lancharam e se dirigiram até
a sala de aula. Compareceram na aula de hoje seis alunos, entre eles:
Thalles, Alice, Isabella, Maria Valentina, Miguel e Ana Lorena. As atividades
de hoje foram voltadas a cultura indígena (em comemoração ao dia de índio), a
professora começou fazendo a leitura da história: "A escolha do nome de
Kaxi" do livro de atividades na página 14, que conta um pouco a história
da cultura indígena. Após
a leitura as crianças responderam questões do livro referentes à história
que foi contada, entre elas: 5-Como os indígenas registram as historias'? (A
professora entregou um palito de picolé para as crianças usarem para marcar o
espaço entre uma palavra e outra) R: eles registram na memória; 6- Como o
Pajé Karu conta a história da escolha do nome Kaxi'? R: ele conta a história
com base em suas lembranças. (Essa questão era de assinalar, e as crianças
foram orientadas a grifar a parte do texto que faz referência a essa
afirmação); 7-quem escolheu o nome do Kaxi'? R: O Pajé Karu Bempô; 8- ordene
as cenas de acordo com a ordem que aconteceu o sonho do Karu Bempô: R: 3 2 e
1(ordem correta). Após
a realização da atividade, a professora leu o livro "Ubatã - o menino
índio" escrito pela Eliana Martins e ilustrado pela Sandra (A leitura
começou antes do intervalo, e foi finalizada após ele). A Ana Lorena cumpriu
com um dos objetivos da BNCC: (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que
vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função
social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as
condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o
universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos,
imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando
antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos,
checando a adequação das hipóteses realizadas. Ela
reconheceu através da capa do livro o que iria acontecer na história. Por fim
cantamos a música das vogais (usando como material de apoio à tabela das
vogais, que foi confeccionado pela bolsista Júlia) e depois brincamos do
"Jogo das vogais" (que foi confeccionado pelo nosso grupo). As
crianças amaram o jogo e se divertiram bastante! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário