quinta-feira, 22 de abril de 2021

Participação em aulões sobre Criação de Roteiro dentro da perspectiva de Educomunicação e Criação de Vídeos Performáticos (por Ana Guimarães)

 

 



Foi ministrado no dia 22 de abril às 14 horas, por André Noro dos Santos, o aulão de Criação de Roteiro dentro da perspectiva de Educomunicação. O curso que envolve diversas aulas foi oferecido pela Prefeitura do Estado de São Paulo. Foi enfatizado a importância de ser criativo, ter sempre boas referências em diversas áreas (livros, podcasts, games, séries, filmes, etc).

O roteiro se divide em três aspectos: Logos (lógica da escrita), Pathos (empatia com o público) e Ethos (mensagem do filme). Foram apresentados conceitos mais detalhados como Storyline (bem enxuta), Sinopse (mais completa que o storyline pois traz os personagens e o universo da história), Escaleta (mais definido ainda pois há a estruturação das cenas e características dos personagens) e por fim vem o Roteiro que formaliza e reúne todas as informações técnicas.

Uma técnica muito utilizada para produzir roteiros é a Jornada do herói, onde há um personagem com uma vida comum, que passa por conflitos e no final se torna um herói. Outro elemento muito importante e que compõe todo o enredo de um filme ou narrativa é a trilha sonora, capaz de despertar emoções e ser fixada na memória do telespectador. A reunião foi finalizada com exemplos de filmes e séries renomados como Star Wars.

No mesmo dia, às 19hrs foi ministrado o aulão de Criação de Vídeos Performáticos: memórias afetivas dos professores, por Eliana D'Alessandro. Começando a reunião, foi explicado a importância dos vídeos performáticos que promove uma articulação com outras matérias como por exemplo a Arte. Em seguida, foi feita uma diferenciação entre Performace, Vídeos de Performace e Vídeos Performáticos.

Foram selecionados três participantes do aulão para selecionarem três objetos para simularem um ambiente. Foi importante observar que podemos nos comunicar sem usar o som e que vídeos assim também servem para comunicação, sendo possível criar até mesmo uma história por trás. Em seguida, a professora apresentou diversos vídeos e imagens retirados do Youtube que expressaram de forma clara o que são os Vídeos Performáticos. A reunião foi finalizada com um momento extra para tirar dúvidas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O cotidiano da volta às aulas 2022

       No dia 17 de fevereiro de 2022, a aula teve início com a contação de história do livro “Do outro lado da rua” de Cris Eich. O difere...