No dia 26 de Abril de 2021 fomos à
escola parceira. Nesta semana e na próxima serão trabalhadas as sílabas
formadas pela letra B e pela letra C. Para auxiliar neste trabalho a
professora elaborou a atividade chamada “Condomínio de sílabas” onde cada
letra terá uma casa com suas respectivas sílabas e todas as casas ficaram
expostas na sala de aula para que os alunos possam visualizar constantemente. Dando início a aula a professora
colou dois cartazes na lousa: um com todas as letras do alfabeto e outro com
as vogais. Dialogou com os alunos a respeito da história da “Fada Azul” que
já havia sido contada anterior e percebeu que a maioria dos alunos ainda não
havia ouvido aquela história, então a recontou. Para auxiliar na contação, a
professora desenhou todos os elementos que faziam parte da história na lousa
e os alunos que já haviam ouvido iam contribuindo com a professora. Essa
história é utilizada para explicar que a sílabas podem ser formadas apenas
por vogais mas não podem ser formadas apenas por consoantes, sendo necessário
sempre o acompanhamento de uma vogal. Após comentar sobre as sílabas a
professora contou para os alunos sobre a ideia do condomínio juntos
discutiram onde poderiam deixa-lo exposto na sala de aula. Em seguida a
professora escreveu algumas palavras formadas apenas com as vogais como oi,
aí, ioiô e eu, lendo todas as palavras com as crianças e apontando para cada
uma delas de forma não sequencial para a realmente estimular que lessem a
palavra através da associação do som com a letra. Dando continuidade, a
professora incentivou e desafiou os alunos a de serem mais palavras que
também eram formadas apenas por vogais. Depois deste momento de contexto
alisar ação e de interação a professora entregou algumas atividades para as
crianças encontrarem palavras que começasse com as sílabas da letra B
(trabalhada nesta semana), completassem palavras com as sílabas da letra B e
está sem desenhos que começasse pela sílaba indicada. A aula foi finalizada com uma
atividade envolvendo massa de modelar, onde as crianças deveriam com material
escrever a sílaba indicada pela professora. |
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