segunda-feira, 26 de abril de 2021

Diário de Campo - 26/04/2021 - Ana Guimarães

 

 

No dia 26 de Abril de 2021 fomos à escola parceira. Nesta semana e na próxima serão trabalhadas as sílabas formadas pela letra B e pela letra C. Para auxiliar neste trabalho a professora elaborou a atividade chamada “Condomínio de sílabas” onde cada letra terá uma casa com suas respectivas sílabas e todas as casas ficaram expostas na sala de aula para que os alunos possam visualizar constantemente.



Dando início a aula a professora colou dois cartazes na lousa: um com todas as letras do alfabeto e outro com as vogais. Dialogou com os alunos a respeito da história da “Fada Azul” que já havia sido contada anterior e percebeu que a maioria dos alunos ainda não havia ouvido aquela história, então a recontou. Para auxiliar na contação, a professora desenhou todos os elementos que faziam parte da história na lousa e os alunos que já haviam ouvido iam contribuindo com a professora. Essa história é utilizada para explicar que a sílabas podem ser formadas apenas por vogais mas não podem ser formadas apenas por consoantes, sendo necessário sempre o acompanhamento de uma vogal.

Após comentar sobre as sílabas a professora contou para os alunos sobre a ideia do condomínio juntos discutiram onde poderiam deixa-lo exposto na sala de aula. Em seguida a professora escreveu algumas palavras formadas apenas com as vogais como oi, aí, ioiô e eu, lendo todas as palavras com as crianças e apontando para cada uma delas de forma não sequencial para a realmente estimular que lessem a palavra através da associação do som com a letra. Dando continuidade, a professora incentivou e desafiou os alunos a de serem mais palavras que também eram formadas apenas por vogais.

Depois deste momento de contexto alisar ação e de interação a professora entregou algumas atividades para as crianças encontrarem palavras que começasse com as sílabas da letra B (trabalhada nesta semana), completassem palavras com as sílabas da letra B e está sem desenhos que começasse pela sílaba indicada.

A aula foi finalizada com uma atividade envolvendo massa de modelar, onde as crianças deveriam com material escrever a sílaba indicada pela professora.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O cotidiano da volta às aulas 2022

       No dia 17 de fevereiro de 2022, a aula teve início com a contação de história do livro “Do outro lado da rua” de Cris Eich. O difere...