Neste dia assim que cheguei vi
que os alunos já estavam confeccionando os convites para a programação, ao
mesmo tempo, as meninas recortavam os outros materiais que utilizaríamos no
convite. Eles mesmos quem escreveram e nós íamos dando o auxílio necessário. A
professora Evelyn explicava e escrevia na lousa o que deveriam escrever e como
escrever, pulando linhas, escrevendo mais ao lado ou mais para baixo etc. Ao
todo, neste dia haviam em torno de 20 alunos.
Como esta era uma confecção essencial, levamos um tempo para prepará-la junto com os alunos, desta forma, utilizamos todo o tempo que tínhamos até dar o horário da educação física deles.
Logo após, como de costume, pediu para que pegassem o livro de matemática, naquele dia aprenderam sobre o real e fizeram atividades sobre este conteúdo.
Um detalhe que sempre noto e
nunca deixo de mencionar são as músicas que a professora Evelyn canta com eles.
O repertório sempre se renova e ela nunca deixa de cantar pelo menos uma música
que seja. Vejo como isto impactou-os na hora de ensaiar a música para o evento
da noite de autógrafos, mesmo aprendendo, eles acertavam as notas e pegaram a
letra facilmente. A música também é um facilitador da aprendizagem, pois
estimula diversos sentidos nas crianças e principalmente a fala, raciocínio e a
memória, potencializando o aprendizado dos educandos.
A própria BNCC diz: “A música inserida no ambiente escolar
ativa também outras funções da criança, como linguagem, criatividade,
raciocínio, sendo realizada em sala de forma prazerosa, transformando o
ambiente propício para várias aprendizagens, para um melhor desenvolvimento das
crianças em seu relacionamento humano. (BNCC, 2017, p. 154).”
Nenhum comentário:
Postar um comentário