sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Conhecendo a escrita e o som das palavras

 No dia 01/10/2021 aconteceu uma aula teórico-prática, muito divertida e com direito a degustação. 

A professora, durante a semana, enviou um bilhete aos pais e todos cooperaram enviando diferentes frutas para a realização da atividade proposta. Antes de descer para a aula, nós pibidianas, ajudamos a higienizar as frutas e a cortá-las para a salada de frutas. 

Aula sobre as frutas 

Variedade de frutas 





A professora começou a aula explicando aos alunos que primeiro ela mostraria as frutas e depois eles iriam, juntos, tentar escrever o nome de todas as frutas. 

Ela começou pela banana, perguntou o nome da fruta, quantos sons tem a palavra e quais letras são usadas para construir a palavra. E assim ela fez com todas as frutas. Tinham frutas que alguns alunos não conheciam então ela, cuidadosamente, mediou essa experiência. 

O Miguel nunca tinha experimentado o morango, alguns alunos não conheciam o cheiro da manga, outros não sabiam que o kiwi tem pelinho, enfim, a docente sanou todas essas questões com essa aula. 

A professora, pegou fruta por fruta, abriu mostrando seu interior e fez todo processo na lousa de construção dos nomes. A professora apresentou as seguintes frutas: banana, kiwi, melão, maçã, laranja, mamão, manga, uva e morango. E segue registros fotográficos das experiências.

Foi muito bacana ver as reflexões, como perceberam que o tamanho da fruta não tem relação nenhuma com a escrita da palavra, conseguiram também empregar o til, o cê-cedilha, escrever palavras de origem estrangeira, como o kiwi e experimentar diferentes frutas. Também foi emocionante perceber que muitos, até a presente data, não tinham provado algumas frutas que foram apresentadas, talvez por questões financeiras ou afins, mas essa atividade viabilizou essa experiência.

Durante essa semana, mais precisamente nas aulas de segunda e quarta, a professora trabalhou um caça-palavra coletivo. Alguns alunos faltaram durante a semana (Alice, Joaquim, Isabella e Gabriel), sendo assim, procuraram seus nomes nessa aula. Além dos nomes dos alunos a professora colocou os nomes das pibidianas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

O cotidiano da volta às aulas 2022

       No dia 17 de fevereiro de 2022, a aula teve início com a contação de história do livro “Do outro lado da rua” de Cris Eich. O difere...