quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Teatro na Escola

 

A visita na escola foi dia 14 de Outubro foi a continuação da semana do dia das crianças. Foram os alunos , Ana Lorena, Thales, Joaquim, Laura, Izabella F, Valentina, Kaique, Beatriz, Rafael, Amanda, Denny e a Pedro Henrique.

Nesse dia na escola foi muito legal pois foi a continuação, da semana da criança a mesa no refeitório estava organizada tudo para um lago mesmo porque na semana seguinte as crianças iriam voltar para sala de aula e também iria ter uma apresentação de um teatro perto do banheiro.

No refeitório as crianças pegaram o seu alimento sentou nas mesas elas, estava mais aproximada e a professora comentou conosco que na semana seguinte a escola, seria aberta para todos os alunos para as aulas voltaram ao normal. Como tinha alguns alunos novos sala de aula a professora começou a fazer apresentação dela e das outras crianças que estavam lá o João Pedro estava um pouquinho triste com a cabeça, baixo acho que ele estava com sono.

Professora canta uma musiquinha com as crianças do bom dia com apresentação das crianças e nos incluir também na apresentação.




A professora também perguntou, para os alunos o que que ele tinha achado da semana da criança, e falou para eles queriam ter uma continuação de peça de teatro muito legal.

 Vamos para o refeitório esteve apresentação das peças de teatro, a primeira peça de teatro que os rapazes apresentaram foi sobre o gigante egoísta, eles estavam falando um pouco sobre as virtudes né como como era o decorrer da apresentação dele.

 A primeira virtude que eles falaram foi sobre o egoísmo onde o gigante grande era egoísta não deixava ninguém brincar no seu jardim, e ele só tinha um amigo e esse único amigo, ele acusou de ter pegado senão dele e ele ficou muito, deprimido onde ele, até congelou e ele só pode voltar ao normal, quando ele fez as pazes com seus amigos e entendeu que ser egoísta não traz felicidade.

As crianças a todo momento interagir na peça de teatro ou deles perguntavam algumas coisas para as crianças, respondia teve uma total interação as crianças gostaram, muito foi uma apresentação muito legal.



A segunda história que os que os rapazes, contaram foi sobre a desonestidade onde lenhador muito pobre não tinha condição de sustentar sua família, e foi trabalhar na floresta e na floresta trabalhando lá com seu machado ele acabou perdendo, seu machado e uma fada muito bondosa ajudou esse homem encontrar seu machado só que como ele foi muito, seu com a fada a fada concedeu muito mais coisa para ele do que só um machado concedeu três machados. A todo momento os rapazes que estavam fazendo teatro, eles tinham a interação muito grande com as crianças, houve uma participação das crianças muito grande em todas as séries queriam participar que eu falar o que estava acontecendo, como apresentação foi muito legal.


Depois da apresentação do teatro, das crianças as crianças foram para o intervalo e depois teve apresentação de um livro, que a professora leu para eles contam uma história foi muito legal. Também muito divertido e depois a professora pintou o rostinho deles ela foi chamando individualmente para sua, mesa ela arruma o cabelo das crianças e pintando o rostinho, deles e os demais alunos estavam brincando do jogo da memória foi muito legal.

Um dia de muita interação com os alunos.



terça-feira, 12 de outubro de 2021

Vivenciando o Dia das Crianças na escola parceira e Contação de Histórias - Gratidão

 


No dia da visita à escola, celebrava-se o dia das crianças, com isso, pudemos ver as programações organizadas pela gestão e também celebrar junto deles.

As crianças foram para a quadra e lá encontraram diversos desafios, os desafios eram baseados em brincadeiras infantis como: dança das cadeiras, corrida do ovo, circuito e entre outros.

Os alunos estavam super animados e era nítido pela forma que participavam, a professora Evelyn também estava bem animada e participava das brincadeiras junto com eles. Numa dessas brincadeiras tivemos a oportunidade até de ajudar.





Esse era o último dia da contação de história, propositalmente deixamos o tema da gratidão para envolver todos os outros temas que contamos ao longo das semanas e agradecer num todo. A nossa decoração foi separada e cada um fez um pouco, o resultado ficou incrível!




        

Enquanto isso na quadra os alunos se divertiam e torciam pela turma.

Ao chegarem na sala eles se surpreenderam e ficaram admirados em como a sala estava diferente, uns acharam até que era aniversário de algum colega.

De cara, a professora deixou uma abertura para nós introduzirmos o tema e explicar o que iriamos fazer naquela manhã. Explicamos então a nossa dinâmica inicial, o jogo da gratidão. Nele, os alunos precisavam escolher um número, esse mesmo número representaria a quantidade de agradecimentos que iria fazer ao chegar na largada.

Os alunos prontamente entenderam a tarefa e fizeram agradecimento lindos, um melhor do que o outro, demostrando bastante habilidade em se expressar e raciocinar rápido. As frases mais legais que decidimos registrar na lousa foram essas:

 



No meio da brincadeira tivemos a oportunidade de receber a ilustre presença da diretora, que estava passando para entregar as lembranças de dia das crianças. Obviamente, aproveitamos a chance e pedimos para que a mesma também participasse, ela prontamente aceitou. (foto)

 

Ao final, nós Pibidianas fomos uma de cada vez e todas utilizaram um número da quantidade que pegou para agradecer especificamente a professora Evelyn. No primeiro momento falamos pouco, tínhamos até preparado uma carta para ler, entretanto, o intervalo deles havia chegado, mas a professora Evelyn fez questão de voltar após levá-los para poder ouvir a carta. Nós achamos que seria simbólico, mas para a professora foi algo incrível, tanto que até se impressionou.



Quando voltaram, nós contamos a histórias para eles e por fim, entregamos as folhas para que copiassem as frases e ilustrassem atrás com um desenho. A maioria já ia fazendo sozinho pois já haviam entendido nossa dinâmica em sala. Nós passávamos ao lado para ajudar e explicar caso houve alguma dúvida.



Ao terminarem as atividades nós recolhemos e passamos a dar as comidas que encontravam-se na mesa central.




sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Conhecendo a escrita e o som das palavras

 No dia 01/10/2021 aconteceu uma aula teórico-prática, muito divertida e com direito a degustação. 

A professora, durante a semana, enviou um bilhete aos pais e todos cooperaram enviando diferentes frutas para a realização da atividade proposta. Antes de descer para a aula, nós pibidianas, ajudamos a higienizar as frutas e a cortá-las para a salada de frutas. 

Aula sobre as frutas 

Variedade de frutas 





A professora começou a aula explicando aos alunos que primeiro ela mostraria as frutas e depois eles iriam, juntos, tentar escrever o nome de todas as frutas. 

Ela começou pela banana, perguntou o nome da fruta, quantos sons tem a palavra e quais letras são usadas para construir a palavra. E assim ela fez com todas as frutas. Tinham frutas que alguns alunos não conheciam então ela, cuidadosamente, mediou essa experiência. 

O Miguel nunca tinha experimentado o morango, alguns alunos não conheciam o cheiro da manga, outros não sabiam que o kiwi tem pelinho, enfim, a docente sanou todas essas questões com essa aula. 

A professora, pegou fruta por fruta, abriu mostrando seu interior e fez todo processo na lousa de construção dos nomes. A professora apresentou as seguintes frutas: banana, kiwi, melão, maçã, laranja, mamão, manga, uva e morango. E segue registros fotográficos das experiências.

Foi muito bacana ver as reflexões, como perceberam que o tamanho da fruta não tem relação nenhuma com a escrita da palavra, conseguiram também empregar o til, o cê-cedilha, escrever palavras de origem estrangeira, como o kiwi e experimentar diferentes frutas. Também foi emocionante perceber que muitos, até a presente data, não tinham provado algumas frutas que foram apresentadas, talvez por questões financeiras ou afins, mas essa atividade viabilizou essa experiência.

Durante essa semana, mais precisamente nas aulas de segunda e quarta, a professora trabalhou um caça-palavra coletivo. Alguns alunos faltaram durante a semana (Alice, Joaquim, Isabella e Gabriel), sendo assim, procuraram seus nomes nessa aula. Além dos nomes dos alunos a professora colocou os nomes das pibidianas.








O cotidiano da volta às aulas 2022

       No dia 17 de fevereiro de 2022, a aula teve início com a contação de história do livro “Do outro lado da rua” de Cris Eich. O difere...