No dia 16 de maio às 09h, ocorreu
o I Seminário PIBID e Residência Pedagógica de forma on-line através da
plataforma Zoom. No momento inicial do seminário,
foram apresentados membros convidados e participantes da gestão dos três
campis (Engenheiro Coelho, Hortolândia e São Paulo). Em seguida, tivemos uma
performance em Libras e uma oração. Dando continuidade, o Dr. Afonso Cardoso
proferiu palavras motivacionais e citou um trecho do relatório para a UNESCO
da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, fazendo
associação ao que se espera da educação após o fim da pandemia. Após esse momento, ocorreu uma mesa
redonda com alunos e professores com o tema “Educar na pandemia: é
possível?”. Dentre as diversas falas, alguns pontos devem ser destacados: é
importante trabalhar nas crianças o senso de pertencimento, muitos alunos
estão enfrentando dificuldades em serem alfabetizadas, durante os reforços
escolares propostos aos estudantes as professoras tem enfrentado dificuldade
em cativar e manter a atenção dos alunos. Foram apresentados depoimentos de
alunos das escolas parceiras do campus Engenheiro Coelho e Hortolândia a
respeito dos aspectos positivos e negativos da educação a distância. Os
pontos negativos apresentados foram: aulas mais cansativas e maior
dificuldade para manter a concentração. Já de pontos positivos, foram
destacados: maior comodidade e possibilidade de fazer pesquisas e estudar de
forma aprofundada. Foi ofertado um intervalo de 20
minutos e em seguida foi dada a palavra ao Dr. Claudemir Edson Viana que
discorreu a respeito da atual situação educacional e sobre pontos pertinentes
sobre a Educomunicação. Após a fala do professor Claudemir,
foi dado um intervalo para almoço e voltamos às 14hrs com contribuições da
Profa. Paula Strumiello que compartilhou a história da Educação Adventistas e
suas unidades pelo Brasil e citações sobre escritores educacionais. Dando continuidade ao seminário,
fomos divididos em salas simultâneas com outros 5 grupos. Foi interessante
observar que apesar de serem projetos de diferentes licenciaturas (Música,
Biologia, Educação Física e Letras) todos possuem pontos em comum, como é o
caso da dificuldade que alguns alunos das escolas parcerias evidenciaram para
acessarem aos conteúdos de forma digital. Outro ponto que merece ser
destacado é a oportunidade que foi concedida a nós integrantes do PIBID do
UNASP Campus São Paulo de poder estarmos inseridos de forma presencial na
escola parceira, já que a maioria dos grupos destacou que não teve esta
oportunidade, estando limitados apenas ao contato através de envio de
materiais pelo ClassRoom ou estudos de referencial bibliográfico. |
domingo, 16 de maio de 2021
I Seminário PIBID e Residência Pedagógica e XXI Fórum das Licenciaturas UNASP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O cotidiano da volta às aulas 2022
No dia 17 de fevereiro de 2022, a aula teve início com a contação de história do livro “Do outro lado da rua” de Cris Eich. O difere...
-
Realizamos uma segunda visita na escola esta semana no dia 20/08 para poder contar a história do nosso projeto Valores. Juntas...
-
Finalmente havia chegado o dia da noite de autógrafos, após tanto tempo de planejamento e organização o evento se iniciara nesta noite. To...
Nenhum comentário:
Postar um comentário