domingo, 16 de maio de 2021

I Seminário PIBID e Residência Pedagógica e XXI Fórum das Licenciaturas UNASP

 

No dia 16 de maio às 09h, ocorreu o I Seminário PIBID e Residência Pedagógica de forma on-line através da plataforma Zoom.

No momento inicial do seminário, foram apresentados membros convidados e participantes da gestão dos três campis (Engenheiro Coelho, Hortolândia e São Paulo). Em seguida, tivemos uma performance em Libras e uma oração. Dando continuidade, o Dr. Afonso Cardoso proferiu palavras motivacionais e citou um trecho do relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, fazendo associação ao que se espera da educação após o fim da pandemia.

Após esse momento, ocorreu uma mesa redonda com alunos e professores com o tema “Educar na pandemia: é possível?”. Dentre as diversas falas, alguns pontos devem ser destacados: é importante trabalhar nas crianças o senso de pertencimento, muitos alunos estão enfrentando dificuldades em serem alfabetizadas, durante os reforços escolares propostos aos estudantes as professoras tem enfrentado dificuldade em cativar e manter a atenção dos alunos.

Foram apresentados depoimentos de alunos das escolas parceiras do campus Engenheiro Coelho e Hortolândia a respeito dos aspectos positivos e negativos da educação a distância. Os pontos negativos apresentados foram: aulas mais cansativas e maior dificuldade para manter a concentração. Já de pontos positivos, foram destacados: maior comodidade e possibilidade de fazer pesquisas e estudar de forma aprofundada.

Foi ofertado um intervalo de 20 minutos e em seguida foi dada a palavra ao Dr. Claudemir Edson Viana que discorreu a respeito da atual situação educacional e sobre pontos pertinentes sobre a Educomunicação.

Após a fala do professor Claudemir, foi dado um intervalo para almoço e voltamos às 14hrs com contribuições da Profa. Paula Strumiello que compartilhou a história da Educação Adventistas e suas unidades pelo Brasil e citações sobre escritores educacionais.

Dando continuidade ao seminário, fomos divididos em salas simultâneas com outros 5 grupos. Foi interessante observar que apesar de serem projetos de diferentes licenciaturas (Música, Biologia, Educação Física e Letras) todos possuem pontos em comum, como é o caso da dificuldade que alguns alunos das escolas parcerias evidenciaram para acessarem aos conteúdos de forma digital.

Outro ponto que merece ser destacado é a oportunidade que foi concedida a nós integrantes do PIBID do UNASP Campus São Paulo de poder estarmos inseridos de forma presencial na escola parceira, já que a maioria dos grupos destacou que não teve esta oportunidade, estando limitados apenas ao contato através de envio de materiais pelo ClassRoom ou estudos de referencial bibliográfico.




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O cotidiano da volta às aulas 2022

       No dia 17 de fevereiro de 2022, a aula teve início com a contação de história do livro “Do outro lado da rua” de Cris Eich. O difere...