quinta-feira, 1 de abril de 2021

Resenha sobre o curso “Educomunicação, inovação na educação e na comunicação” do 20º Encontro USP-Escola de 2021 (bolsista Julia Araújo)

 

    O Encontro USP-Escola é um programa que acontece semestralmente, no período das férias de janeiro e julho. O evento possui atividades gratuitas, cujo objetivo principal é promover a formação continuada de docentes da Educação Básica com cursos de atualização, palestras, debates e oficinas em atividades multiculturais e interdisciplinares, em todas as áreas do conhecimento, compartilhando experiências de sala de aula e o desejo de transformar a escola pública. E no encontro do primeiro semestre de 2021, um dos cursos oferecidos foi o de Educomunicação, ministrado pelo professor Claudemir Edson Viana.

    O curso em questão abordou o tema Educomunicação, e o professor Claudemir, trouxe ricas informações de estudos feitos por ele e por alunos que ele acompanhou em trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrados, teses de doutorados entre outras publicações.

    O curso se iniciou de forma muito tranquila, e com um número de participantes suficientes para que todos pudessem falar e opinar sem ser interrompido. O professor Claudemir apresentou assuntos baseados em trabalhos que ele mesmo fez, participou ou ajudou. Podcasts, vídeos, artigos, e outros trabalho para entendermos o que podemos fazer de inovador em sala de aula, para melhor inserir o aluno e o ambiente escolar no espaço comunicativo.

    O curso teve duração de três dias, e trouxe perspectivas diferentes para o público. Com toda a experiência e propriedade em sua fala, o palestrante proferiu mais do que palestras, foram momentos enriquecedores de diálogos.  Assim, todos os participantes do curso, puderam sentir melhor o quão vasto e rico é o assunto sobre Educomunicação. Alguns já tinham tido contato, tanto com o assunto, quanto com o professor e puderam contribuir para os debates  e ideias sobre trabalhos que podem ser realizados em sala de aula.

    Nos três dias o professor contou com entusiasmo sua trajetória, e o quanto o assunto tem se tornado cada vez mais procurado. Ele fez referência a outros professores, e falou sobre a importância de cada um na sua vida acadêmica e profissional. E mostrou de forma muito eficiente o quanto o assunto é importante e ainda vai gerar muitas pesquisas e estudos, não só para o Brasil, mas para toda América do Sul.

    Finalizado o curso, fico com o desejo de continuar estudando sobre o assunto. Foi enriquecedor, transformador. Ao final de cada encontro o palestrante nos presenteava com indicações e compartilhamento de materiais mencionados. Acredito que tudo que foi feito, e mostrado deixou todos os participantes, na expectativa de encontrar o professor Claudemir novamente, em outros espaços de estudo, para aprender ainda mais sobre Educomunicação e aplicar os conceitos aprendidos na prática.

Sobre o palestrante: Claudemir Edson Viana, brasileiro, coordenador e professor doutor da Licenciatura em Educomunicação na Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. Graduação em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Ciências da Comunicação (2000) e doutorado em Ciências da Comunicação (2005) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Atua como pesquisador da Universidade de São Paulo no LAPIC (Laboratório de Pesquisas sobre Infância, Imaginário e Comunicação) de 1996 a 2010, e desde 2001 é pesquisador colaborador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP. Foi Diretor Acadêmico da Faculdade de Educação e Cultura Montessori (FAMEC) de 12/1997 a 111/ 2008, e presidente do Conselho Editorial da Revista Científica da FAMEC de 2002 a 2008. Tem experiência em docência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea (Ensino Básico e Superior); em Teoria da Comunicação e em Educomunicação no Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, comunicação e educação, infância, comunicação social e cibercultura. Sou avaliador do INEP/MEC para Reconhecimento de Cursos de graduação em Comunicação Social a partir de 2007. Integro o Comitê Científico da Track Game & Culture (SBGames - Sociedade Brasileira de Games), na área de Games e Educação, desde 08/2009. Foi o criador e coordenador da Rede Social Educativa Minha Terra, projeto do Portal Educarede, de 2007 a 2011. Atuou por sete anos como líder de projetos educativos na Internet e formador de educadores pelo CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação. Foi orientador de monografias no curso de Especialização do Proinfo-MEC/ECA-USP "Mídias na Educação" (2011-2013). É Secretario Executivo da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação (ABPEducom) e integrante do grupo de especialistas em Internet & crianças/adolescentes do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Atual coordenador do NCE-USP - Núcleo de Comunicação e Educação da USP. [https://sites.usp.br/cca/claudemir-viana/]


Julia Araújo

Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)

Estudante do 5o semestre de Pedagogia - Unasp-SP


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O cotidiano da volta às aulas 2022

       No dia 17 de fevereiro de 2022, a aula teve início com a contação de história do livro “Do outro lado da rua” de Cris Eich. O difere...