quinta-feira, 1 de abril de 2021

Diário de Campo - 07/03/2021 - Ana Guimarães

 

Na segunda-feira pela manhã, como em todas as semanas, fomos à escola parceira. Desde sábado foi dado início a fase vermelha no estado de São Paulo, porém a frequência dos alunos ainda tem sido boa, tivemos 5 alunos neste dia. Para começar a aula, em comemoração ao dia da mulher, a professora cantou uma música com as crianças e fez com que lembrassem de cada mulher que tem em sua vida. Em seguida, a professora revisou a vogal “a” com as crianças e começou a trabalhar a vogal “e”, que era a vogal da semana.

Inicialmente foi pedido que as crianças dissessem palavras que conheciam e que começavam com a vogal a ser trabalhada. Conforme realizado na semana passada, foi feito um poema com as palavras que começam com a letra “e” e continham as seguintes frases: o E está no elefante, na escada da escola, na estrela e na escova, no espelho e na estante. O poema foi lido e relido várias vezes, foi feito desenhos ao lado de cada uma das palavras para auxiliar as crianças. Cada uma delas foi chamada à frente para indicar onde haviam palavras que começam com as letras E.



Em seguida, foram entregues várias atividades para escrever a letra, ligar palavras e pintar. Enquanto isso nós começamos a preparar os cartões que as crianças levariam para casa pois antes colávamos as atividades no caderno das crianças e isso ocupava muitas folhas e muito tempo. A partir do dia começamos a colocar dentro de uma pasta feita em papel cartão, assim as atividades eram anexadas através dos colchetes das pastas e caso encham, podemos tirar e guarda-las.

Uma das alunas teve dificuldades teve dificuldades e errava constantemente se determinada palavra começava ou não com a letra do dia. De vez em quando se dispersava também. Essa é a mesma aluna que na semana da diagnóstica teve dificuldades na diferenciação das letras e números.

Foi relatado pela professora que uma das crianças que frequentou a escola na semana passada encontra-se em vulnerabilidade social, possui pais catadores e por isso, foi autorizado a frequentar a escola diariamente para ter com o que se alimentar.

Além disso, há na turma da professora dois alunos especiais onde é preciso atenção da professora para os momentos de higiene pessoal e também para a realização das atividades em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O cotidiano da volta às aulas 2022

       No dia 17 de fevereiro de 2022, a aula teve início com a contação de história do livro “Do outro lado da rua” de Cris Eich. O difere...