Olá!
Para quem não conhece como é um projeto PIBID, vamos explicar aqui direitinho como é o nosso!
Estamos engajadas para colocá-lo em prática e tentando fazer as adaptações necessárias em decorrência às aulas remotas impostas por motivo da pandemia Covid 19.
Mas vamos relatando tudo aqui para vocês!!!
O subprojeto de Pedagogia do UNASP propõe-se a trabalhar com três núcleos, a saber: um na cidade de Engenheiro Coelho, outro na cidade de São Paulo e outro na cidade de Hortolândia – cada qual com suas especificidades locais; entretanto, a fundamentação epistemológica da Educomunicação conduzirá, em linhas gerais, ambos os núcleos, pois visa a “ampliar o coeficiente comunicativo das atividades educativas, no desenvolvimento das habilidades de expressão dos membros das comunidades educativas e de sua competência no manejo das tecnologias da informação e da comunicação visando a humanização das práticas educacionais e do exercício da cidadania, com perspectivas de se construir ecossistemas comunicativos abertos e democráticos, garantindo a oportunidade de expressão para toda a comunidade - seja na educação formal, aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados - seja na educação não formal, que é aquela que ocorre “no mundo da vida”, através de processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços de ações coletivas na vida cotidiana, ou seja ainda na educação informal que é aquela na qual aprendemos em nossos processos de socialização na família, no bairro, no clube, na igreja, com os amigos, etc.” (CARMO, 2011).
A partir deste contexto, os objetivos específicos deste subprojeto estão assim descritos:
- proporcionar aos licenciandos uma imersão no contexto escolar por meio da observação dirigida da instituição e seu entorno;
- possibilitar maior articulação entre os componentes curriculares da formação às competências e habilidades necessárias ao egresso;
- oportunizar ao pibidiano o aperfeiçoamento das habilidades de leitura, de escrita e de fala por meio de estudos, reuniões, discussões, reflexões orais e escritas periódicas a partir das teorias e das práticas vivenciadas;
- explorar a área prioritária “Alfabetização” com foco nos processos comunicacionais, considerando o ensino da língua materna, especificamente da alfabetização “como tarefa primeira da escola” (DANGIÓ; MARTINS, 2018, p. 146);
- instrumentalizar os licenciandos para que desenvolvam projetos de intervenção na Ed. Infantil e 1º e 2º ano com foco no conteúdo da BNCC na área de Linguagens articulando aspectos da Educação e da Comunicação;
- assessorar os pibidianos para que desenvolvam atividades inovadoras de apoio extraclasse e intraclasse objetivando o desenvolvimento da capacidade de comunicação dos estudantes e do raciocínio lógico-matemático (BRASIL, 2019a) base para o aprendizado e desenvolvimento escolar;
- propor estudos para compreensão do processo de alfabetização: histórico da alfabetização no Brasil, programas de alfabetização desde a década de 1980, política atual para alfabetização, especificidade da alfabetização, relação da alfabetização com a literacia e numeracia;
- desenvolver estratégias didático-metodológicas para atuação na Educação Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental com foco na alfabetização, literacia e numeracia, percebendo potencial comunicador que essas áreas representam; articular os componentes curriculares da Base Nacional Curricular Comum, a Política Nacional de Alfabetização às necessidades da escola;
- produzir materiais (jogos de alfabetização, sequências didáticas, oficinas etc.) que darão suporte à ação docente para os processos de alfabetização e letramento; compreender que a pesquisa deve ser princípio básico educativo na formação do docente e que dessa forma a produção científica e publicação dos resultados parciais e finais do projeto são compromissos assumidos em todo o decorrer do processo;
- desenvolver procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações) para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas;
- interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações problemas, respeitando seus modos de pensar e aprendendo com eles.
Finalmente, em específico à escola-campo, pretende-se:
a) fazer reconhecer-se como instituição parceira nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores de futuros professores;
b) fazer com que se atinjam os objetivos da escola e da comunidade beneficiada por meio do PIBID, sendo este um auxiliar significativo para mudanças/melhorias acadêmico-sociais.
Acreditamos na Educação, acreditamos na formação Docente de qualidade e valorizamos o Pibid!!!
fonte da imagem: https://images.unsplash.com/photo-1557734864-c78b6dfef1b1?ixid=MXwxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHw%3D&ixlib=rb-1.2.1&auto=format&fit=crop&w=1191&q=80
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