terça-feira, 31 de agosto de 2021

"Utilizando Histórias de vida em sala de aula" - Aulão USP

 

 

No dia 31 de agosto de 2021 às 18h, foi promovido pela Universidade de São Paulo (USP) um aulão intitulado “Utilizando histórias de vida em sala de aula”, ministrado por Lucas Lara.

A proposta do aulão foi apresentar aos participantes o projeto Museu da Pessoa, quais ferramentas utilizam e como aplica-las em sala de aula através de exemplos práticos, sequencias didáticas e o passo a passo utilizado.

Para dar início ao aulão, foi apresentado um vídeo contando a história de um senhor chamado Germano Araújo, filho de escravos e que aos 70 anos se mudou da Bahia para São Paulo em busca de emprego. Quando Germano chegou em São Paulo, não conseguiu ingressar no mercado de trabalho e então tornou-se pedinte nas feiras.

A partir da história de vida do seu Germano, é possível conhecer aspectos culturais do nosso país e nos aprofundarmos na história, nas dificuldades existentes, entre outros aspectos. Eis a importância dos relatos de vida e suas contribuições atuais.

Após este momento introdutório, o Museu da Pessoa foi apresentado de forma mais profunda, sendo explicado que é um museu virtual que se dedica a registrar, preservar e disseminar histórias de vida.

A missão do projeto é valorizar cada pessoa ao tomar sua história de vida patrimônio da humanidade e objetiva-se que o Museu seja reconhecido como um museu da humanidade que combate a intolerância ao conectar pessoas através de suas experiências e sentimentos.

Ao todo, existem coletadas mais de 18 mil histórias, 60 mil fotos e documentos, 2,5 milhões de visitantes no site e mais de 280 projetos de memória. Estes dados baseiam-se desde quando o projeto foi fundado, em 1991, possuindo então um dos maiores acervos sobre a história da vida privada no Brasil dos séculos XX e XXI.

Entre diversas metodologias utilizadas para coleta das histórias, foi apresentada a Tecnologia Social da Memória que é uma metodologia ativa que permite que as pessoas e grupos façam uso de suas memórias histórias de vida no enfrentamento de desafios coletivos, gerando impacto social a baixo custo e larga escala.

De forma geral, a tecnologia social da memória possui conceitos, princípios e práticas que possibilitam que pessoas e organizações se apropriem da metodologia de registro e produção de suas próprias histórias. Segue-se então um ciclo: Mobilizar, Planejar, Construir histórias, Organizar histórias e Socializar histórias.

Mas como funciona o Museu da Pessoa na prática? Como as histórias são coletadas? Respondendo a esta pergunta, o ministrante explicou que os participantes do museu da pessoa vão nas escolas, buscam conhecer os interesses dos alunos e aplicam metodologias com pessoas do entorno da escola que os alunos demonstraram curiosidade em conhecer melhor.

Foi destacado ainda, que histórias podem ser contadas não apenas através de relatos, mas através de imagens (que inclusive podem conter muito mais informações), documentos e objetos pessoais.

Finalizando o aulão, sugeriu-se o acesso ao site do Museu da Pessoa onde há o acervo de todas as histórias coletadas, publicações sobre metodologias, cursos em EAD e inspirações de sequencias didáticas.

 

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